Orgulho

Feira de engenharia nos EUA terá alunas de Niterói

Eloah e Rebeca estudam na Escola Técnica Estadual Henrique Lage

Eloah, Altair e Rebeca
Eloah, Altair e Rebeca |  Foto: Divulgação
 

O Brasil será representado em Dallas, no Texas (EUA), por duas estudantes da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, entre os dias 13 e 19 de maio.

Será na Regeneron International Science and Engineering Fair, considerada uma das maiores feiras pré-universitárias de ciências do mundo, que Eloah Marvila Padrone, de 18, e Rebeca Apolinário Goulart, de 17, mostrarão suas habilidades em engenharia.

Elas desenvolveram no ano passado um dispositivo para auxiliar na correção da “síndrome do pé caído”, consequência de uma lesão no nervo fibular.

Ao jornal O Globo, Eloah lembrou o trabalho feito em dupla.

"Não conhecíamos a síndrome até iniciar a pesquisa. Tivemos inicialmente a ideia de fazer algo que ajudasse pessoas com alguma deficiência locomotora".

"Isso é muito importante para nós, tanto profissionalmente, devido ao conhecimento e à experiência adquiridos [...] Para a comunidade escolar é de extrema importância também", enfatizou Rebeca à reportagem.

Com esse quadro, a pessoa se torna incapaz de fazer o movimento de dorsiflexão, o que acaba mudando sua marcha e dificultando o andar.

A orientação da pesquisa foi pelo professor Altair Martins dos Santos, instrutor de eletrônica e coordenador do Laboratório de Jovens Talentos e Jovens Projetistas.

Elas estão conquistando diversos feitos. As estudantes já ganharam até um prêmio na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande Sul, este ano.

Pelo reconhecimento do valor científico, os conselhos Federal dos Técnicos Industriais e Regional Técnico do Estado do Rio de Janeiro custearam passagens e diárias para a feira internacional.

< Mãe pode estar envolvida em caso de bebê levado para São Paulo Twitter terá chamadas de vídeo e áudio, diz Musk <